Uma História de Coragem

“Tenho muitas saudades daqueles que deixei no Brasil . Em especial das “meninas” da Tramit Brasil. Os três meses que passei por essa Agência/Escola foram uma agradável experiência de crescimento pessoal que sempre estou me recordando. Todos os conselhos, dicas, broncas, trocas de experiências são carinhosamente lembrados.”

A História de Douglas no exterior (mensagem de 2003)

Olá a todas da Tramit Brasil!!! Como vocês estão???

Eu estou muito bem, obrigado. Gostaria primeiramente de parabenizar e agradecer esta Agência/Escola pelo curso de Babá/Baby Sitter, Serviços Domésticos e Jogos Psicopedagógicos me oferecidos em Julho de 2002.

Um ano depois de ter concluído estes cursos (e atualmente atuando nestas áreas), venho dizer com total segurança que estes cursos ministrados pela brilhante equipe de mulheres  de Eliana Amaral e Cia, são de total valia para quem quer trabalhar com crianças ou trabalhar como doméstica(o). Já estou há um ano trabalhando como Babá de 4 crianças alemãs e também como doméstico cuidando de uma grande e antiga casa em uma cidade da Alemanha, chamada Darmstadt.

Tenho tanta coisa pra contar que escreveria um livro, mas procurei ser breve começando pela……….

……..Minha Rotina Diária

È um positivo Stress, é como eu considero. Acordo às 6 horas da manhã para fazer o café da manhã para os meus “4 anjinhos”. Os dois mais velhos Benny ( 12 anos) e Joshua ( 10 anos) vão à escola e retornam às 14 horas. Os gêmeos Luca e Fêlix ( hoje com 2 anos), ficam comigo o dia todo. À noite, por volta das 18 horas, os pais fazem o resto como brincar, dar jantar, dar banho e colocá-los para dormir. Durante o dia, levo os gêmeos para passear no parque, jogo futebol com eles, dou banho, coloco para dormir na parte da tarde, troco suas fraldas, dou o almoço, brinco no jardim de casa e outras coisinhas mais. Eles são maravbilhosos e me chamam por: – Dati!! Dati!! ( Daggi como aqui sou chamado pela família). Eles já falam e entendem mais palavras em Português do que Alemão. A mãe deles acha isso muito legal pois já estão adquirindo estrutura para falar um outro idioma paralelo com a língua mãe e com certeza isso será um benefício para eles no futuro. No próximo ano irão para o Kindergarten ( berçário e pré-escolar) no período da manhã. Procuro mantê-los sempre ocupados com seus brinquedos e outros que invento, para assim eu ter condições de limpar o velho Castelo de 13 comodos e 25 janelas e 3 andares, lavar e passar as roupas, ajudar nas compras e até cozinhar para as crianças. DETALHE. Tudo com dia, hora e minutos preciosos, pois se eu perder 5 minutos do meu ritmo no serviço, tudo se torna uma verdadeira bagunça pelo resto do dia, às vezes atrapalhando também nos serviços do dia seguinte. À tarde, quando estão juntos, muitas vezes improviso com algumas brincadeiras brasileira ou jogos psicopedagógicos. Muitas vezes sou obrigado a usar minhas experiências em artes marciais para acalmar a tribo, mas é claro, tudo feito com carinho e suaves golpes como a mãe deles gosta (risos!). Trabalho de segunda a sexta feira a partir das 7hs as 12:30hs e das 15:00hs as 18:00hs. Às vezes trabalho até um pouco mais para compensar o serviço que atrasou durante o dia. Sábados até as 15:00hs, domingos e feriados livres.

………O começo

Um novo começo é quase sempre difícil para todo mundo, e isso não foi diferente mim. No começo foi difícil lidar com os aparelhos domésticos, principalmente com a lava-roupas e a secadora devido as instruções estarem em alemão e no princípio eu não sabia como interpretá-las, pois não tinha noção nenhuma da língua alemã. Infelizmente a minha patroa me explicou uma só vez como funcionava estes aparelhos, pois ela não tinha muito tempo disponível para me ensinar tudo. Então fui obrigado a ser flexível e me virar sozinho. Na primeira semana, ficava até as 2 horas da manhã traduzindo o manual de instruções da lava-roupas/louças e secadora. Valeu a pena o esforço. Em um mês já tinha total controle dos serviços da casa e isso me rendeu ótimos elogios de meus patrões.

Isso me motivou tanto que resolvi então dar o máximo de mim em meus serviços.

Em meus momentos de folga, fazia auto-avaliação do meu desempenho durante a semana que se passou e em um momento apropriado perguntava à meus patrões o que eles achavam dos meus serviços e o que poderia fazer para melhorará-los. E esta minha preocupação com a qualidade dos meus serviços fez com que meus patrões percebessem que eu não sou como as antigas moças Au Pairs que aqui passaram. Eu era ( e ainda sou ) o Au Pair perfeito para eles apesar de ser homem. Nunca dei motivo para meus patrões desconfiassem de mim, nunca faltei com meus serviços, sempre fui humilde em ouvir positivas e negativas críticas sobre os meus trabalghos e conduta.

Às vezes, ofereço uma pequena ajuda para meus patrões mesmo fora do meu horário de expediente para assim conservar o meu entusiasmo, boa vontade e ganhar créditos com meus patrões. Tamanho esforço, gerou boas referências e cheguei a ser indicado para outras pessoas para rápidos serviços domésticos.

Enfim, sempre procurei dar o melhor de mim para ganhar confiança e a credibilidade deles e também para eu ter um harmonioso relacionamento com esta família. E penso que isso é a chave para o sucesso no meu trabalho.

……….A Casa

Como já havia relatado, é um grande e antigo sobrado de 3 andares, 25 janelas e 13 grandes comodos. Depois da segunda guerra mundial, esta é uma das casas desta cidade que não foi totalmente destruída. Meus patrões fizeram uma reforma geral só no primeiro andar social ( sala de estar, sala de jantar, banheiro social e cozinha). Os demais cômodos estão apenas com reformas básicas.

No segundo andar estão os quartos dos jovens Benny e |Joshua, o quarto de brincar, o de dormir dos gêmeos, a lavanderia e o banheiro das crianças.

Já no terceiro andar fica a suíte dos patrões. Esta casa possui considerável médio jardim e porão.

Em média de 6 horas sem interrupção consigo limpar, sózinho, toda a casa, inclusive as janelas. Isso não é rotina padrão. Eu só faço isso a cada 2 meses, pois a minha patroa segue o sistema do calendário da Lua para limpar a casa.

Muitas vezes, uso os produtos de limpeza de acordo com o tempo, temperatura e estação do ano. Por exemplo: No inverno utilizo produto neutro, pois o frio é tão intenso que não dá para abrir a janela e o cheiro do produto demora a evaporar. Já no verão posso usar produtos com aromas mais fortes, pois logo evaporam.

………A Cidade onde moro

Darmstadt é uma cidade não muito grande, tem aproximadamente 200.000 habitantes. Ela é tão legal que dá gosto de falar sobre ela. Ví em fotos como era esta cidade antes e depois da Guerra. São impressionantes imagens, não sobrou nada além das igrejas e uma torre no formato de 5 dedos. Logo após a guerra, muitas mulheres, crianças e os poucos homens alemães que restaram, estavam sem trabalho e sem onde morar. Então surgi daí “as mulheres das ruínas”, com a tarefa de reconstruir a cidade sozinhas já que a maioria dos homens estavam mortos e quem estava vivo precisava de um teto para se abrigar. Elas foram práticas na restruturação da cidade. Aqui temos tudo para favorecer o pedestre, desde largas calçadas à ciclovias por toda a cidade, muitos Playgrounds para as crianças, parques e bosques. Bons centros comerciais como Shoppings, cinemas, bares, discotecas, teatros, cabarets, escolas, universidades públicas…etc. A cidade oferece uma ótima infra estrutura. Uma cidade parecida com esta no Brasil, só conheço Curitiba.

……….Meu Lazer

Nos domingos de Sol, eu vou para um parque que há aqui próximo chamado – Hõhe Rose Park ( Alto Parque das Rosas) para ler algum livro, tirar uma breve soneca, desenhar, conversar em alemão sem compromisso com alguém. Este parque é simplesmente Ma-ra-vi-lho-so!!!. Há muitas cerejeiras e macieiras, flores de todas as espécies vindas dos 4 cantos do mundo, muitas aves, ar puro e muitos turistas de toda parte do mundo.

Quando não há sol, fico em meu quarto estudando, assistindo à TV e desenhando. Do sábado para domingo eu vou para alguns bares latinos que aqui há. Vou dançar Salsa e bater papo com as chilenas, colombianas, argentinas, cubanas e domênicanas. Quando me é possível, aproveito para conhecer algum estado da Alemanha e seus vizinhos como a Àustria, Bavária e outros. Como a Alemanha é pequena, em média de 4 horas chego em um dos 16 estados através dos trens interestaduais. São baratos e muito confortáveis.

……….Meu Aprendizado

Além da língua alemã, cuja esta já falo sem muitas dificuldades, tenho me enriquecido com experiências fantásticas e únicas. A cada instante, venho aprendendo coisas simples como a importância da reciclagem de lixo, energia elétrica grátis a partir do sol…..até quem foi Adolf Hitller e porque o mesmo causou tanto terror com o povo judeu. Também tive e ainda estou tendo a oportunidade de colocar em prática o que aprendi nos cursos de Babá e Baby Sitter e percebi que basicamente as crianças alemãs são iguais as do Brasil. Por isso não foi difícil aplicar os jogos Psico-pedagógicos com elas. Estou aprendendo também a preparar a comida alemã com meu patrão. Ele é um Mestre-Cuca. Já cozinhei o macarrão de panela de pressão que aprendi com vocês, é um sucesso!!! Aqui não há muitos ingredientes para se preparar uma feijoada ou outras comidas brasileira. A família gosta muito de arroz, vegetais e principlamente salsichas, linguiças e muita batata. Aprendi com esta família a trabalhar 100% e relaxar 120%. Todo o trabalho que vc. executar com 100% de dedicação, voce deve se recompensar com 120%! – esta é a filosofia da família e do povo alemão. Enfim, cada detalhe é importante para o meu crescimento pessoal. Sempre me mantenho na posição do “o menos-sabe” ou “o leigo” para aprender sempre cada vez mais e reforçar o que já sei.

……….Meus projetos para o Futuro

Se tudo correr bem aqui pra mim, pretendo me inscrever na universidade pública e fazer o vestibular para Designer de Comunicação em abril de 2004 ( por favor torçam para mim, OK???). E com a aprovação neste vestibular, poderei atingir uma antiga meta/sonho de estudar e adquirir um diploma de universidade. No Brasil, eu não tive esta chance, apesar de todos os esforços que fiz, enviando trabalhos para agências de design, trabalhando dia e noite para juntar dinheiro, pagar bons cursos de design, e lutar muito para conseguir uma bolsa de estudos em alguma universidade privada, e etc… Estes esforços não foram suficientes para que meus objetivos fossem atingidos. Na realidade, eu gostaria de ser um homem bem conhecido, famoso por alguma coisa que fiz, faço ou farei. Seja como um designer ou como um simples gari de ruas. De alguma maneira, quero ter Sucesso em alguma área da vida e colher os muitos e bons frutos desta. Eu não sei, mas talvez eu vá achar isso aqui, quem sabe???. Mesmo me encontrando nesta expectativa, agradeço a Deus sempre pela oportunidade que ele me concedeu de vir prá cá. Por enquanto tudo tem dado certo. Torçam para que tudo continue bem pra mim, ok?

………… A Saudade

Tenho muitas saudades daqueles que deixei no Brasil . Em especial das “meninas” da Agência Tramit Brasil. Os três meses que passei por essa Agência foram uma agradável experiência de crescimento pessoal que sempre estou me recordando. Todos os conselhos , dicas, broncas, trocas de experiências são carinhosamente lembrados diariamente em flashes de memória. Agradeço desde as simpáticas recepcionista e, diarista desta Agência até a direção/gerência pelos momentos que se disponibilizou generosamente em compartilhar suas sabedorias e experiências de vida comigo.

Enfim, com tudo isso e mais um pouco, estou feliz por estar aqui. Novamente agradeço à DEUS pela oportunidade que ele me concedeu de vir para cá e de estar me dando forças para chegar cada vez mais aos meus objetivos. E rezo para ficar aqui pelo menos uns 10 anos para cursar a universidade, me formar, trabalhar, ou quem sabe abrir uma empresa/agência……..e atingir o meu tão sonhado Sucesso na Vida. Agradeço a toda a equipe desta escola que contribuiram para o meu crescimento, e por me ajudar a chegar até aqui com mais segurança dos meus serviços como Babá e Doméstico para com esta família alemã.

Peço a todas que orem por mim para que eu consiga atingir estes objetivos e muitos outros. Estou sempre pensando em vocês e desejo a todas da TRAMIT BRASIL muita Paz, Sorte e muito Sucesso.

Um forte abraço a todas, do sempre……..

Douglas da Silva Moraes